Quando o Body Positive não é tão positivo assim

Você sabe o que é body positive? Esse movimento ao redor do mundo luta para padrões de beleza serem quebrados, criticando os caminhos que milhões de mulheres seguem para chegar ao corpo e rosto perfeitos. O grande desafio do body positive é enfrentar as críticas de pessoas que são contra o movimento, grande parte dessas pessoas argumentam que ser de "qualquer tamanho" não é saudável, sendo magro ou gordo precisamos seguir uma dieta balanceada e fazer exercícios físicos. Geralmente essas pessoas julgam que o indivíduo gordo não é saudável, o que é um preconceito imenso e todos sabemos a real dessas pessoas é sempre pura e simples gordofobia. Simplesmente julgamos alguém pela aparência e o Body positive é sim uma luta justificável e nobre, temos que aceitar nossas diferenças. 
Mas em meu ponto de vista existe uma pequena divergência nos discursos feitos por pessoas que lutam pelo body positive. Quase sempre, elas são contra dietas, cirurgias plásticas e exercícios físicos em exagero. Elas ditam os mesmos lindos discursos de como você deve se amar independentemente do seu tamanho e da sua aparência e que todos são lindos à sua maneira.
Tenho um problema com esse tipo de discurso... Calma aí! Não me odeie me dizendo que sou gordofóbica! Vou te explicar porque. Sou gorda (sou mesmo) mas sigo uma dieta low carb, mais parecida com a dieta cetogênica. Sim, é uma dieta controversa por ser considerada muito restrita, muitos acham a Keto diet uma dieta da moda e prejudicial à saúde. O fator x aqui é o seguinte: você sabe realmente como é esse estilo de alimentação? Você já experimentou seguir algo assim? 
Sou low carb há 8 meses e amo como me sinto, adoro os resultados que obtive até agora e com toda a sinceridade eu me alimento dessa maneira por um motivo simples e que muitos não acreditam quando eu falo. Saúde. Tenho ovário policístico e depois de ouvir de vários ginecologistas diferentes que essa doença não tem cura e que eu precisava emagrecer pra amenizar os sintomas (mesmo um dos sintomas sendo ganhar peso rapidamente e ter dificuldade para emagrecer) resolvi pesquisar buscando algo mais objetivo e descobri estudos mostrando que uma dieta de baixo carboidrato é a mais adequada para mulheres que sofrem com a síndrome do ovário policístico e resistência à insulina. 
Mas aí volto na questão do body positive. Quando comentei com uma Youtuber que tem o canal dedicado ao Body positive sobre como sou gorda e faço low carb porque quero ser mais saudável, ela me respondeu com reprovação. Disse que é contra qualquer dieta restritiva e que quando falta nutrientes na sua dieta é sempre prejudicial à saúde.
Me senti mal com sua resposta pois ela julgou algo que desconhece, especialmente pelo fato de dizer que não consumo nutrientes suficientes. Eu como verduras, legumes, carnes, queijos e castanhas e obtenho todos os nutrientes que preciso. O que eu não entendo é, por que ser contra algo que você não conhece e nunca nem experimentou? Da mesma maneira que você declara que não podemos apontar uma pessoa como doente por ser gorda, você também não deveria julgar meu estilo de vida por causa de um preconceito. Você pode até ter experiência com todo tipo de dieta maluca, todos os meios inadequados para emagrecer mas não é por isso que TODAS as dietas são erradas. Comer de tudo um pouco é o seu lema? Pois não é o meu. Eu conheço meu corpo e consegui aprender o que comer para me sentir bem, com energia e equilíbrio.
Então quando você quiser gritar aos quatro ventos sobre se amar acima de tudo, talvez você queira refletir sobre quem escolhe se amar se restringindo a uma certa dieta, ou aquele que ama passar horas se exercitando na academia.
Devemos sim desconstruir o padrão de beleza que nos prende de tantas formas diferentes à busca pela felicidade quase inalcançável, mas também temos que lembrar de algo muito importante: o livre arbítrio. Eu sou à favor do livre arbítrio e sou totalmente contra o julgamento inadequado sem considerar os fatos. Acredito que todos deveriam pesquisar sobre um assunto antes de opinar sobre, principalmente quando existem jovens ouvindo o que você tem à dizer. Jovens influenciáveis que prestam atenção quando você faz discursos sobre body positive mas na verdade você não é tão positivo como declara, não é mesmo?
Não preciso comer chocolate pra provar que me amo.

Comentários